Meio Ambiente >> Caracterização Ambiental

O complexo eólico está inserido nos municípios de Caetité-BA e Pindaí-BA. Ambos municípios estão inseridos predominantemente no bioma caatinga.

O bioma caatinga cobre aproximadamente 910.000 km² do nordeste brasileiro, podendo atingir uma área de 1.000.000 km², que corresponde a 11% do território nacional. O clima é de caráter semi-árido, com altas temperaturas, precipitações escassas e irregulares. A Caatinga é caracterizada por dupla estacionalidade (dois períodos secos anuais, um com longo déficit hídrico, seguido de chuvas intermitentes e outro com seca curta, seguido de chuvas torrenciais que podem faltar durante anos). A temperatura média anual varia de 24 a 26º C e precipitação de 250 – 1000 mm/ano (ANDRADE-LIMA, 1981). Este bioma é único e exclusivamente brasileiro, apresenta, geralmente, plantas de baixo e médio porte (herbáceo, arbustivo e arbóreo), xerófitas e, em sua maior parte, caducifólias, com ramos esgalhados e providos de espinhos e/ou acúleos, altamente adaptadas às condições edafoclimáticas.

O Clima da região de Pindaí é tipicamente semi-árido, já Caetité apesar de estar inserido nas mesmas classificações, possui um clima ameno.

BW Guirapá